Biografia
Início Biografia

Luizianne de Oliveira Lins (Fortaleza, Ceará, 18 de novembro de 1968) é jornalista, professora universitária e deputada federal, filiada ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT). Foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos (2005-2012). Disputou a reeleição nas eleições municipais de 2008, ganhando no primeiro turno, com 50,16% dos votos.

Foi vereadora de Fortaleza (1996), deputada estadual do Ceará (2002) e Prefeita de Fortaleza por dois mandatos (2005-2012). Graduada em Jornalismo, é professora licenciada do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Após um período dedicada ao trabalho acadêmico, elegeu-se Deputada Federal e está no seu segundo mandato, tendo sido, em 2018, a 3ª mais votada do Ceará. Em todas as eleições proporcionais que disputou, foi a mulher mais votada.

Trajetória

Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1989, milita nos movimentos de esquerda desde 1987. Jornalista, formada em Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou a faculdade em 1988, tornando-se presidenta do Centro Acadêmico (CA) do curso, em 1990. Dois anos depois, foi eleita presidenta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC e, em 1993, diretora regional da União Nacional dos Estudantes (UNE). Com a militância no Movimento Estudantil, se credencia para o cargo de secretária estadual de Juventude do PT./CE.

Logo que entrou na faculdade, ingressou – como funcionária pública concursada – na Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), onde permaneceu durante 10 anos. Também trabalhou como pesquisadora e supervisora de campo do Instituto de Pesquisas Datafolha, assumindo por sete anos a vice-coordenação do Instituto no Ceará.

Foi professora de Fotografia do Colégio Batista Santos Dumont, entre 1990 e 1994. Concluiu também o curso de Especialização em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda na Universidade de Fortaleza (Unifor). Atualmente, é professora concursada do Curso de Comunicação Social da UFC.

É mestre em Comunicação Social pela PUC-RJ. Atualmente, faz doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP.

Carreira pública

Vereadora de Fortaleza

Foi a vereadora mais votada do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) em 1996, eleita com 5.336 votos e, em 2000, reeleita. Na Câmara Municipal, ocupou o cargo de presidenta da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e de presidenta da Comissão em Defesa da Mulher, da Juventude e da Criança, criada na Câmara Municipal a partir de um Projeto de Resolução de sua autoria.

Deputada estadual do Ceará

Em 2002, foi eleita deputada estadual, tendo sido a quarta mais votada no estado e a mulher mais votada entre todas, com 60.821 votos. Na Assembleia, ocupou o cargo de presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e foi titular da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos. Foi ainda suplente das Comissões de: Orçamento, Finanças e Tributação; Educação, Cultura e Desporto; Ciência e Tecnologia; e de Defesa Social.

Sua atividade parlamentar sempre priorizou, dentre as várias áreas de atuação, a Educação, a Juventude, as Mulheres, a Cultura, a população LGBTQIA+, a Pessoa com Deficiência, Negras e Negros, os Movimentos Sociais, Meio Ambiente e de defesa dos Direitos Humanos.

Prefeita de Fortaleza

Em outubro de 2004, foi eleita prefeita de Fortaleza, obtendo 620.174 votos. sendo a segunda mulher a assumir a prefeitura da capital cearense, depois de Maria Luiza Fontenele, em 1985.

Como destaques de suas gestões como prefeita destacam-se: a redução das mortalidades infantil e materna e a ampliação dos programas federais como Saúde da Família e Bolsa Família. Outras prioridades levantadas pela Gestão Fortaleza Bela foram a limpeza de canais, rios, riachos e lagoas próximos à áreas habitadas, a redução de áreas em situação de risco e o maior programa de construção de casas populares da história de Fortaleza. Luizianne construiu grandes obras para o povo, como os Centros Urbanos de Cultura, Artes e Esportes (CUCA), o Hospital da Mulher, a Vila do Mar, as Praças da Juventude, a passagem de ônibus coletivo mais barata do Brasil, entre outras.

Foi candidata à reeleição nas eleições municipais de 2008. Em 05 de outubro de 2008, Luizianne Lins se reelegeu prefeita de Fortaleza. Em 2011, foi considerada um dos 30 cearenses mais influentes do ano, de acordo com a revista Fale!

Deputada Federal

No dia 05 de outubro de 2014, ficou em 9º lugar entre os 22 candidatos eleitos deputados federais, com 130.717 (2,99% dos votos válidos. Em 2018, foi eleita para o segundo mandato de deputada federal com mais 173.000, ficando em terceiro lugar entre candidatos do Ceará e a mulher mais votada.